Quem somos
Tratamentos
Dentistas

Radiografia

A Radiologia é o meio de diagnóstico mais utilizado, de fácil obtenção e com acesso por parte de toda população. Atualmente, sua importância tem sido cada vez mais reconhecida, já que é através de uma radiografia que se pode ver o que está intra-ósseo( dentro do osso).

Na Odontologia, os dois tipos de radiografias mais utilizados são as periapicais ( retiradas de dentro da boca) e as panorâmicas. A radiografia panorâmica, um dos mais importantes mecanismos, de uso amplo, que possibilita determinar, na face do paciente, a situação do osso, bem como a arcada dentária, em uma só tomada radiográfica, é de grande facilidade, já que o filme é colocado fora da boca do paciente.

Radiografia Panorâmica ——————– Radiografia Periapical

Em áreas como Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, Ortodontia, Implantodontia e Periodontia a radiologia é imprescindível. Na primeira, é utilizada para diagnosticar lesões, fraturas ósseas, dentes supranumerários(em maior número que o normal), impactados ( inclusos ou que “não nasceram”) e outros, permitindo o planejamento para a melhor intervenção cirúrgica e acompanhamento.

Na Implantodontia, entre os muitos benefícios, permite a recolocação de elementos dentais, evitando o uso de próteses fixas ou móveis( por exemplo: ponte-fixa e Roath), além de avaliar a condição óssea para implantes, se há necessidade de enxerto ósseo e a osseointegração( fixação) entre implante e osso.

Na Ortodontia, especialmente na Documentação Ortodôntica, que compreende radiografias e exames diversos, a radiologia é largamente utilizada. É útil ainda na confecção de moldes de gesso, fotos e slides entre outros procedimentos (dependendo do caso tratado), fundamentais para o planejamento e tratamento ortodôntico.

Na Periodontia é utilizada, principalmente, para visualizar perdas ósseas, e assim planejar corretamente o tratamento.

 
Att. Marcia Maria Moreira Bassi

Bom Tratamento!

Caso Clínico

Nesta Radiografia de uma criança de X anos podemos notar a quantidade de dentes que estao nascendo, é muito importante nesta fase a realização de uma radiografia panoramica para identificarmos possiveis problemas que possam estar acontecendo e possamos agir para corrigir este problema.

As manchas brancas no dente podem ser indicativas de cárie, excesso de flúor ou alteração na formação do esmalte do dente. As manchas podem surgir tanto nos dentes de leite quanto nos dentes permanentes e podem ser evitadas por meio de idas periódicas ao dentista, uso de fio dental e escovação correta pelo menos 2 vezes ao dia.

Rolar para cima