A Odontopediatria é a especialidade da Odontologia que se preocupa com os cuidados da saúde bucal das crianças, adolescentes e também orienta as gestantes para manter a saúde bucal do bebê desde seus primeiros dias. Esses cuidados não devem restringir-se ao campo curativo, mas tem foco especial na prevenção, envolvendo educação do paciente e núcleo familiar e também cuidados preventivos quanto a comportamento, hábitos e doenças.
O Odontopediatra também tem como uma de suas funções, orientar os pais quanto a qualquer outro tratamento que o paciente infantil possa precisar, como por exemplo, a necessidade de consultar um médico otorrinolaringologista para que, de forma multidisciplinar, auxiliando no tratamento, ele possa corrigir problemas respiratórios que estejam afetando a saúde da criança.
É importante que os pais sempre tenham a criança em contato com o Dentista, desde pequenos, pois o foco é a prevenção. Prevenir a doença cárie desde os dentes-de-leite é muito importante, pois ao ter a dentição permanente, já haverá um baixo risco de cárie. E no aspecto curativo da doença cárie, existe a uma importância de tratar os dentes-de-leite tal qual a do tratamento dos permanentes. A criança precisa que seus dentes decíduos fiquem na boca até que completem seu ciclo, pois eles são guias para o nascimento dos permanentes, e as trocas dos dentes ocorrem até os 12/13 anos.
Sendo assim, o Odontopediatra acompanha a criança durante todo o seu desenvolvimento, adquirindo não só uma relação Dentista-Paciente, mas também uma relação de confiança e afeto com a criança.
Caso Clínico - Restaurações de Dentes Decíduos (dente de leite)